Criar, editar, excluir e clonar um orçamento

O gerenciamento dos custos e despesas em um projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado no orçamento aprovado e estimando o orçamento do projeto de forma que ele seja cumprido sem variações.

No Financeiro é possível criar, editar, excluir e clonar orçamentos e com eles obter um planejamento e controle orçamentário através de categorias. 

Para realizar estas ações com os orçamentos, acesse o menu Análises e selecione a opção Orçamentos:

1) Para criar um orçamento, clique na opção Novo Orçamento para acessar tela para preenchimento contendo os seguintes campos:

  • Nome: descreva seu orçamento de forma a identificá-lo;
  • Data Inicial: indique a data inicial em que os lançamentos de Contas a Pagar ou Contas a Receber criados com a categoria indicada serão incluídos neste orçamento;
  • Data Final: indique a data de término em que os lançamentos de Contas a Pagar ou Contas a Receber criados com a categoria indicada serão incluídos neste orçamento;

Itens do orçamento

- Categoria: indique a Categoria na qual os lançamentos serão incluídos no orçamento. Para um maior detalhamento, indica-se que sejam criadas categorias específicas para cada orçamento e/ou atividade, visando a correta classificação do lançamento junto ao orçamento cadastrado (saiba mais em Cadastrar as Categorias e Subcategorias);

- Tipo: você deve selecionar se a categoria a ser cadastrada, para o orçamento, será do tipo Despesa ou Receita. Isso afeta diretamente para quais lançamentos o Financeiro incluirá no orçamento, se provenientes do Contas a pagar ou do Contas a Receber;

- Valor Orçado: informe o valor estimado que o seu orçamento possui dentro desta categoria;

Observações: campo onde é possível incluir informações de qualquer espécie relacionadas ao orçamento;

Para adicionar novas linhas de categorias dentro de um mesmo orçamento, basta clicar nos ícones de + ou de - ao lado de cada linha:

Após finalizar de completar as informações de seu orçamento, clique em Criar Orçamento:

2) Para editar um orçamento, selecione o orçamento já cadastrado que deseja editar e depois clique em Editar. Após alterar os dados desejados, clique em  Atualizar Orçamento:

3) Para excluir um orçamento, clique sobre o orçamento já cadastrado que deseja excluir e depois selecione a opção Excluir. Uma janela de confirmação será exibida na área superior da tela. Clique em  Ok para a exclusão ser concluída:

4) Para clonar um orçamento criando um novo orçamento a partir de um já criado anteriormente, clique sobre o orçamento já cadastrado que deseja clonar. 

Após, selecione a ação superior  Clonar para ser redirecionado para uma nova tela de cadastro de orçamento, com os campos preenchidos com os dados do orçamento previamente selecionado.

Lembre-se: o orçamento ainda não foi salvo! Realize as alterações necessárias e clique em Criar Orçamento:

⚠️ Atenção!

O Financeiro não realiza bloqueios ou emite avisos ao cadastrar um novo lançamento com uma categoria cujo Valor Orçado esteja além do limite estipulado. Caso o limite seja ultrapassado, será indicado visualmente na tela de Orçamentos pela porcentagem e representado pela cor vermelha, conforme a imagem abaixo:


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o  atendimento Fintera! Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br

Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos