Importância do Fluxo de Caixa

Você já ouviu falar na expressão “fechar o caixa”? Sem um fluxo de caixa eficiente não é possível calcular os recursos que entram e que saem em qualquer empresa, independentemente do tipo, porte ou segmento.

É muito importante entender como acompanhar as finanças de seu negócio porque isso significa garantia de lucro, o que é imprescindível para seu crescimento e manutenção. 

O caixa pode ser compreendido como o instrumento ou local em que se guarda o dinheiro recebido nas vendas ou, ainda, onde se retira este mesmo dinheiro para a compra de algum equipamento ou realizar investimentos. 

Nele estão registradas todas as movimentações da empresa e suas descrições (compras de materiais, pagamentos de salário, pagamento de fornecedores e contas gerais até valores pagos por clientes, entradas de capital e rendimentos).

O fluxo é o controle dessas saídas para que as entradas sejam maiores e, desta forma, gerem lucro. Isto pode não ser muito fácil quando o gestor analisa a entrada e saída de dinheiro de forma isolada e incorreta, se deparando com um lucro que não existe ou errando alguns fechamentos importantes.

O controle do fluxo de caixa do Financeiro garante a identificação de quanto e quando os recursos financeiros entrarão e sairão da empresa, prevendo e garantindo que seu negócio esteja financeiramente saudável. 

Através dela, o gestor tem o auxílio necessário para tomadas de decisões ao longo do tempo, com visões diárias, semanais e mensais.

Confira algumas das funcionalidades do Fluxo de Caixa do Financeiro:

  • Descobrir se sobrará ou faltará dinheiro futuramente para cobrir gastos assumidos e previstos através de telas ágeis e intuitivas, possibilitando uma visão mais organizada entre as Contas a Pagar, Contas a Receber e as transferências entre contas;
  • Detalhar a situação de cada lançamento: a vencer, atrasadas, recebidas, a receber, pagas ou as que vencem no dia, semana, mês ou período que desejar;
  • Flexibilizar prazos de pagamentos aos seus clientes sem comprometer os compromissos financeiros do negócio, e planejar quando negociar um maior prazo com seus fornecedores;
  • Antecipar visões de quando recorrer a empréstimos e/ou financiamentos;
  • Filtrar a visualização de seus lançamentos por categoria, centro de custo/receita ou fornecedor, assim como controlar contas bancárias individualmente ou em conjunto;
  • Visualização de relatórios do seu fluxo de caixa através de filtros inteligentes que auxiliam na busca da informação correta.

✅  Vamos começar?

Para iniciar o uso do Fluxo de Caixa, leia o artigo Utilizando o Fluxo de Caixa.


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos