Importância do Fluxo de Caixa

Você já ouviu falar na expressão “fechar o caixa”? Sem um fluxo de caixa eficiente não é possível calcular os recursos que entram e que saem em qualquer empresa, independentemente do tipo, porte ou segmento.

É muito importante entender como acompanhar as finanças de seu negócio porque isso significa garantia de lucro, o que é imprescindível para seu crescimento e manutenção. 

O caixa pode ser compreendido como o instrumento ou local em que se guarda o dinheiro recebido nas vendas ou, ainda, onde se retira este mesmo dinheiro para a compra de algum equipamento ou realizar investimentos. 

Nele estão registradas todas as movimentações da empresa e suas descrições (compras de materiais, pagamentos de salário, pagamento de fornecedores e contas gerais até valores pagos por clientes, entradas de capital e rendimentos).

O fluxo é o controle dessas saídas para que as entradas sejam maiores e, desta forma, gerem lucro. Isto pode não ser muito fácil quando o gestor analisa a entrada e saída de dinheiro de forma isolada e incorreta, se deparando com um lucro que não existe ou errando alguns fechamentos importantes.

O controle do fluxo de caixa do Financeiro garante a identificação de quanto e quando os recursos financeiros entrarão e sairão da empresa, prevendo e garantindo que seu negócio esteja financeiramente saudável. 

Através dela, o gestor tem o auxílio necessário para tomadas de decisões ao longo do tempo, com visões diárias, semanais e mensais.

Confira algumas das funcionalidades do Fluxo de Caixa do Financeiro:

  • Descobrir se sobrará ou faltará dinheiro futuramente para cobrir gastos assumidos e previstos através de telas ágeis e intuitivas, possibilitando uma visão mais organizada entre as Contas a Pagar, Contas a Receber e as transferências entre contas;
  • Detalhar a situação de cada lançamento: a vencer, atrasadas, recebidas, a receber, pagas ou as que vencem no dia, semana, mês ou período que desejar;
  • Flexibilizar prazos de pagamentos aos seus clientes sem comprometer os compromissos financeiros do negócio, e planejar quando negociar um maior prazo com seus fornecedores;
  • Antecipar visões de quando recorrer a empréstimos e/ou financiamentos;
  • Filtrar a visualização de seus lançamentos por categoria, centro de custo/receita ou fornecedor, assim como controlar contas bancárias individualmente ou em conjunto;
  • Visualização de relatórios do seu fluxo de caixa através de filtros inteligentes que auxiliam na busca da informação correta.

✅  Vamos começar?

Para iniciar o uso do Fluxo de Caixa, leia o artigo Utilizando o Fluxo de Caixa.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos