Novo Cartão de Crédito: organize, facilite e detalhe ainda mais seus gastos corporativos

Temos uma notícia aguardada para compartilhar com você: atualizamos o menu de Cartão de Crédito para você categorizar corretamente cada um de seus gastos - fazendo com que seus relatórios sejam ainda mais detalhados!

💳 Queremos deixar claro que a forma como você concilia suas despesas do cartão de crédito será muito similar à que você já está acostumado entre seu banco e seus lançamentos de Contas a Pagar. Simplifique sua gestão financeira!

Em termos simples: para cada despesa em seu Cartão de Crédito, criaremos com você um Contas a Pagar correspondente - que será classificado com os campos existentes e com o campo Pagar Via.

Isso permitirá classificar suas despesas de cartão de crédito de acordo com sua natureza (da mesma forma que você já realiza entre suas contas a pagar e receber e sua conta bancária) sem que sejam agrupadas sob uma única classificação da fatura de cartão de crédito!


Acreditamos que essa mudança será extremamente útil pois ajudará a garantir que a classificação de cada uma de suas despesas reflita exatamente a natureza dos gastos em seu cartão de crédito: assinaturas recorrentes, passagens, alimentação, compras…


Estamos animados com essa atualização e esperamos que você também esteja! Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para navegar por essa novidade, estamos aqui para ajudar!

💡Dica

Você já conferiu as novidades dos menus superiores do Financeiro? Clique aqui e confira!

Agora, vamos para um exemplo prático!


💳 Renovando o cadastro de seu cartão de crédito com as novidades Fintera

Clicando em Editar Cartão, você informará um dado muito importante sobre seu cartão: o campo Conta padrão de pagamento. Ele exibirá a lista de contas CorrenteDinheiro ou Investimento que será utilizada para pagar rotineiramente a fatura deste cartão. Ao informar, você terá a previsão no fluxo de caixa das Contas a Pagar com este cartão de crédito:

💳 Crie seus gastos de Cartão de Crédito no Financeiro de forma inteligente

Basta seguir o mesmo passo que você já conhece para registrar seus lançamentos na tela: você pode fazer isso importando os lançamentos do mês através de uma planilha ou cadastrando-os manualmente, já classificando-os.

Dê uma olhada neste exemplo: vamos importar as transações do seu cartão usando uma planilha. Basta acessar Contas > Cartões de Crédito > Importar:

Depois de importar a planilha suas despesas serão exibidas na tela, organizadas de acordo com a data de fechamento da sua fatura. O valor total dos seus lançamentos do mês já estará incluído na sua fatura mensal como uma previsão - mesmo que ainda não tenham sido registrados nesta tela:

💳 Preparado para conhecer a incrível funcionalidade da Fintera?

Agora você pode criar automaticamente os lançamentos correspondentes às suas movimentações financeiras!

Tudo isso com apenas um clique na opção Criar Conta a Pagar no Financeiro. Essa ação garantirá que cada uma das suas despesas seja provisionada na data prevista para cada transação.

Esse processo deve ser realizado para cada uma de suas despesas de cartão de crédito, certo?

Utilizaremos como exemplo a despesa Hospedagem de Site (R$ 30,00/mês) e que é debitada todos os meses no cartão:

O sistema fará todo o trabalho para você: criará um lançamento em Contas a Pagar com as mesmas informações da sua movimentação, confirmando automaticamente o pagamento e conciliando ambas as partes. Simples assim, sem complicação!

💳 Preparado para conhecer a incrível funcionalidade da Fintera?

💡Dica

Na tela de Contas a Pagar, mais uma novidade: o campo Pagar Via!

Agora, você terá a opção de escolher um dos seus cartões cadastrados no sistema para efetuar o pagamento (que neste exemplo já estará preenchido com o nome do cartão Cartão Visa - Principal utilizado para importar o movimento). Mais uma facilidade para você:

Veja como ficam os dois lançamentos até o momento em Movimentações > Contas a Pagar:

  • O lançamento da fatura de cartão de crédito, em aberto, no valor total (R$ 1.069,75);
  • O lançamento que criamos o Contas a Pagar automaticamente, pagamos e conciliamos:

Ao retornar para a tela de Contas > Cartões de Crédito, veja que a linha da despesa Hospedagem de Site já está na cor verde - indicando sua conciliação realizada:

Para confirmar se existem lançamentos em seu Contas a Pagar que ainda não foram conciliados com suas movimentações do cartão, esse lançamento será previsto para entrar na fatura.

Exibiremos para você o valor total destes débitos em um "atalho" chamado Lançamentos Previstos. Neste caso, faltará criar a apenas esta despesa na sua fatura de Cartão de Crédito.

Você poderá clicar no botão Débitos para conhecer quais são os lançamentos do Contas a Pagar que correspondem ao total exibido (R$ -90,00):

📝 Para resumir

Você tem duas opções para lançar suas despesas:

  • Pode fazê-lo na data da compra/transação, diretamente em Contas a Pagar;
  • Ou, se preferir, pode fazer isso em uma só vez (antes do fechamento do vencimento do seu cartão no mês) na tela de Cartão de Crédito, seja importando planilhas ou cadastrando manualmente.

Você escolhe o que for mais conveniente para você!


💳 Finalizando: conciliando sua fatura de cartão de crédito

Deste ponto em diante, nada altera-se: com todas as suas movimentações de cartão do mês já conciliadas, agora você precisará conciliar a fatura de seu cartão com a Conta Corrente de seu banco em que foi debitado o valor. 

Lembra da conta corrente informada no campo Conta padrão de pagamento? Esta é a conta que será utilizada para conciliar sua fatura:

Depois que você conciliou todas as suas despesas basta acessar seu cartão, clicar no atalho superior Conta a Pagar e confirmar o pagamento:

Após, concilie com a movimentação ocorrida no seu extrato bancário da conta corrente mencionada anteriormente e pronto: fatura Paga e Conciliada!

Confira como fica o painel do Contas a Pagar: conciliado e classificado!


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos