Usuários
💡Importante
Este artigo é destinado a usuários que possuem permissão de acesso ao menu Gerenciar Conta Fintera e ao submenu Usuários.
Caso você não possua essas permissões específicas em sua conta, esta opção não será exibida em seu acesso.
O usuário, que possui a permissão de acesso, visualizará esta seção, pois pode estar designado como:
- o dono da conta;
- um usuário administrador;
- um usuário com permissão de acesso a pelo menos uma das caixas de seleção da área Permissões da Conta > Excluir outros usuários, Convidar outros usuários ou Atribuir permissões de acesso.
A seguir, saiba como conceder direitos de acesso personalizados neste artigo.
💡 Dica
Para cadastrar um novo usuário na Conta, acesse o artigo Como convidar um usuário para a Conta Fintera?.
Junto a cada usuário cadastrado, você encontrará outros recursos muito úteis para conceder diretos de acesso detalhados:
- Ícone de envelope (Reenviar Convite): caso o novo usuário não localize ou não tenha recebido o convite enviado, basta clicar sobre o ícone para reenviá-lo para o endereço de e-mail cadastrado:
💡 Dica
Este ícone será exibido apenas quando o novo usuário não tiver confirmado seu e-mail através do convite enviado. Após a confirmação de recebimento, o ícone deixará de ser exibido.
- Ícone de mais (Adicionar módulo): permite conceder acesso aos módulos das empresas da conta selecionada. As caixas de seleção na cor cinza indicam que tais módulos já possuem acesso concedido a este usuário. Para conceder acesso a novos módulos, selecione as caixas de seleção de módulos disponíveis e clique em Salvar. Aguarde alguns instantes e uma mensagem, no topo da tela, confirmará a adição do usuário ao(s) módulo(s):
- Ícone de chave (Permissões da Conta): permite atualizar o acesso a uma ou mais permissões específicas da conta, como:
- Convidar outros usuários para a conta;
- Excluir outros usuários já cadastrados;
- Atribuir permissões de acesso a outros usuários, seja para empresas, módulos e/ou funcionalidades;
- Acessar a área Faturas, visualizando o faturamento da empresa junto à Fintera.
Além disso, você pode tornar um usuário padrão como Administrador. Para isso, basta selecionar a caixa de seleção Administrador que o usuário passará a ter permissão de acesso a todas as funcionalidades de todas as empresas.
💡 Dica
Saiba como tornar um usuário já existente como um usuário administrador acessando nosso artigo Como tornar um usuário Administrador?
Para salvar as alterações, clique em Salvar e aguarde alguns instantes até que uma mensagem no topo da tela confirmará a atualização da permissão do usuário:
- Ícone de lixeira (Remover da Conta): possibilita remover o usuário selecionado da conta, de forma definitiva. Após uma janela de confirmação, clique em Remover para que a exclusão seja realizada. Uma mensagem no topo da tela confirmará a exclusão e o usuário não será mais exibido na lista de usuários, perdendo acesso à Conta Fintera:
⚠️ Atenção
A permissão de remoção de um usuário é concedida em Permissões da Conta (ícone de chave).
Para maior segurança, sugerimos que este direito de acesso seja concedido a usuários privilegiados, já que uma remoção de um usuário é uma ação irreversível.
Para que um usuário volte a acessar a Conta Fintera, deve-se cadastrá-lo novamente.
O último ícone exibido junto ao e-mail de usuário (ícone de seta) permite acesso a um dos recursos mais importantes para quem deseja conceder permissões individualmente configuráveis de acesso às funcionalidades de cada módulo, de modo personalizado: os direitos de acesso por usuário.
Ao clicar sobre, serão exibidas as empresas e seus respectivos módulos (ícones de papel para módulo Faturamento e moeda para módulo Financeiro) aos quais o usuário possui acesso.
Para detalhar o nível de acesso em cada módulo, clique sobre o ícone desejado.
Em nosso exemplo, iniciaremos a conceder níveis de acesso na Empresa C e para o módulo Faturamento:
Após clicar sobre o ícone desejado, as Permissões de Acesso disponíveis para o módulo Faturamento serão exibidas.
Localizado logo no topo da listagem, um ícone de lixeira permite remover o usuário em questão do módulo e empresa correspondente.
Ao clicar sobre o ícone de lixeira, um resumo da ação de remoção será exibido para confirmação. Caso tenha certeza da remoção, clique em Remover. Para cancelar, clique em Fechar:
Logo abaixo, as diversas permissões possíveis serão exibidas por colunas: a descrição do menu no módulo correspondente e, nas colunas ao lado, as permissões de acesso existentes.
Existem diferentes permissões para cada funcionalidade, elaboradas de acordo com a necessidade de nossos usuários. Basta selecionar ou retirar a seleção das caixas de seleção desejadas e, ao final da página, clicar em Salvar. Uma mensagem será exibida no topo da tela, confirmando o sucesso na atualização da permissão:
💡 Dica
Caso o usuário selecionado esteja selecionado como Administrador, todas as caixas de seleção serão exibidas na cor cinza (inabilitadas). Isso ocorre pois o usuário administrador possui acesso a todas as empresas, módulos e funcionalidades de uma conta.
Para transformar este usuário para um usuário padrão, acesse o artigo Usuários.
⚠️ Atenção
Ao clicar em Salvar, as alterações nos direitos de acesso serão validadas, imediatamente, no perfil do usuário.
Desta forma, caso o usuário esteja acessando uma tela no momento da retirada de direitos de acesso, uma mensagem será exibida em tela, impedindo novas ações:
A seguir, você encontrará o detalhamento das permissões exibidas na seção Permissões de Acesso, divididas por cada módulo e menus - assim como a área afetada pela permissão no módulo correspondente.
Abaixo de cada seção, a imagem da área de Permissões de Acesso correspondente e a imagem, no módulo, onde os direitos de acesso serão aplicados.
Começaremos pelo módulo FATURAMENTO:
Menus diversos
- Faturamentos: Editar | Marcar como Faturado | Excluir | Notificar
- Regras de Faturamento: Editar | Excluir
- Cobranças: Criar | Cancelar
- Notas Fiscais: Visualizar | Emitir | Cancelar
- Contratos: Editar | Reativar | Excluir | Encerrar
- Relatórios: Emitir
- Cadastros
- Modelos
- Configurações
- Dados da Organização: Gerenciar
- Integrações: Gerenciar
Agora, vamos conhecer as Permissões de Acesso disponíveis para o módulo FINANCEIRO:
- Movimentações
- Contas
- Análises
- Orçamentos: Gerenciar
- Visão Consolidada: Gerenciar
- Relatórios Dinâmicos: Gerenciar
- Linha do Tempo: Gerenciar
- Cadastros
- Clientes e Fornecedores: Gerenciar
- Categorias: Gerenciar
- Centros de Custo e Receita: Gerenciar
- Classificadores Personalizados: Gerenciar
- Regras Automáticas: Gerenciar
- Anexos: Gerenciar
- Relatórios Dinâmicos: Gerenciar
- Contas de Recebíveis: Gerenciar
- Configurações
- Entidades: Gerenciar
- Contas a Pagar & Receber: Gerenciar
- Dados Gerais: Gerenciar
- Integrações: Gerenciar