Importar clientes Pessoa via planilha

No Faturamento, você tem a opção de fazer a importação de seus clientes Pessoas através de uma planilha, gerando mais praticidade para importar uma grande quantidade de cadastros preexistentes.

Disponibilizamos um modelo padrão para que você possa baixar, preencher e reimportar.

Para realizar a importação, acesse o menu superior Cadastros e clique no submenu Pessoas.

Após, localize na área superior direita da tela a opção Importar Pessoas via Excel, clicando sobre:

Uma nova tela será exibida, apresentando um quadrante informativo em azul com instruções e com um link denominado planilha Excel de exemplo.

Ao clicar neste link, após alguns instantes a planilha será automaticamente baixada para o seu computador:

Ao abrir a planilha, será apresentada na primeira linha (cabeçalho) diferentes colunas com dados a serem importados, além de linhas com exemplos fictícios de preenchimento.

Você deve substituir tais linhas com os dados de seus clientes e/ou fornecedores, e, após, salvar a planilha já atualizada.

⚠️  Atenção!

A sequência exibida nas colunas do arquivo modelo não deve ser alterada ou ter colunas excluídas, pois é através do exato modelo disponibilizado que o sistema realizará a identificação dos dados a serem importados.

Finalizando as alterações e inclusões, salve o arquivo com o nome de sua preferência e em uma pasta de fácil acesso.

⚠️  Atenção!

O endereço de seu cliente deve ser informado completamente, pois o preenchimento automático de tais informações não ocorre quando o CEP é cadastrado via importação.

Portanto, é preciso informar em sua planilha os dados: endereço, número, bairro, cidade, estado e código do IBGE.

Após os dados desejados já constarem no modelo de planilha, basta importar a planilha selecionando o novo arquivo em seu computador através do botão Selecionar.

Será exibido o Explorador de Arquivos para que você localize e selecione o arquivo da planilha com os dados de seus clientes (arquivo editado anteriormente). 

Confirme se a planilha foi adicionada corretamente e clique em Importar Pessoas:

Finalizada a importação, uma mensagem na cor verde será exibida no topo da tela, informando que a importação foi concluída com sucesso.

Também serão apresentadas algumas informações como: a quantidade de clientes importados, as falhas e os detalhes das falhas, caso houver.

Confira:

  • O preenchimento da coluna CPF é obrigatório, caso não preenchida o erro seguinte ocorrerá:

  • Caso adicionadas cadastros de pessoas já cadastradas anteriormente, será informado o seguinte erro:

Em caso de erro, a planilha poderá ser corrigida e importada quantas vezes for necessário.

Neste caso, o sistema altera o conteúdo previamente criado, encontrando-o pelo nome informado na planilha.

⚠️ Atenção!

Na importação de dados, o CEP não preencherá automaticamente como quando o cadastro é criado manualmente. Desta forma, é importante preencher todos os dados do endereço corretamente.

Estado deve ser informado como sigla (UF), pois caso seja adicionado por extenso não será reconhecido pelo sistema.

A última coluna (Informa e-mail para a nota fiscal) deve ser preenchida com Sim ou Não, no formato e padrão informado nos exemplos da planilha, para que o sistema identifique a informação corretamente.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos