Painel de Movimentações do Contas a Pagar e Receber

Painel de Movimentações do Contas a Pagar e Receber organiza e exibe lançamentos, previstos ou efetivados, de obrigações financeiras assumidas pelo seu negócio e lançamentos que entrarão no fluxo de caixa de sua empresa de maneira eficiente, prática e segura.

Possuindo uma relação de equilíbrio entre o seu Contas a Pagar e o Contas a Receber, você poderá realizar uma projeção financeira de como será a gestão de contas futuras e assim, saber se haverá um saldo positivo ou negativo - visando que próximos planejamentos e ações ocorram conforme a saúde financeira de sua empresa.

Basta acessar o Financeiro e, no menu Movimentações, selecionar entre as opções Contas a Pagar ou Contas a Receber.

A ação será comum a ambas as telas, alterando-se apenas a descrição de alguns botões:

No Painel de Movimentações você visualizará alguns filtros e ações possíveis, sendo eles:

  • Trocar período de vencimento/recebimento: permite a escolha de um período padrão ou a digitação de um período personalizável, para que os lançamentos exibidos sejam conforme ao intervalo de tempo estipulado. Escolha o mais adequado e clique em Pesquisar.

    Após, as datas exibidas na área superior da tela serão as determinadas nessa opção (no exemplo abaixo, de 01/06/2022 até 30/10/2022):

  • Conta vencida - Exibir contas vencidas: esta ação será exibida em sua tela se, no período de datas pesquisada, constar uma ou mais contas vencidas.

    Clique em Exibir Contas Vencidas para visualizar apenas as contas vencidas no período pesquisado:

  • Barra superior de opções: este cabeçalho exibe um submenu com 4 ações, além da barra de Pesquisa e Pesquisa Avançada (conheça mais sobre no artigo Pesquisar um lançamento), sendo elas:

    - Nova: ao selecionar esta opção, você será direcionado a página de criação de um novo lançamento no Contas a Pagar/Receber (saiba mais em Criar um lançamento no Conta a Pagar e Receber);

- Importar: ao clicar sobre, você será direcionado a uma tela em que poderá importar múltiplos lançamentos no Contas a Pagar/Receber através de uma planilha (verifique no nosso artigo Como importar seus dados através de planilhas no Financeiro?);

- Relatório: ao clicar sobre, uma nova tela será exibida possibilitando a geração de relatórios detalhados de seus lançamentos do Contas a Pagar/Receber utilizando diversos filtros (saiba mais em Gerar Relatório no Contas a Pagar e Receber);

- Relatório de Impostos: você será direcionado a uma nova tela para emitir relatórios de seus impostos detalhados;

  • Totais: serão exibidos tanto o número de contas filtradas no período, bem como os seus totais de A Pagar/Receber, Pago/Recebido e o Total:

- Ícones: a primeira coluna identificará de modo ágil quando um lançamento é recorrente ou parcelado (ícone de relógio), vencido ou aberto/em atraso (ícone vermelho de alerta) ou pago/recebido (ícone verde de confirmação).

Também ao lado do ícone principal, poderá ser exibido um ícone de clips indicando que o lançamento possui anexos ou, ainda, um ícone de cartão identificando que se trata de uma transação de cartão de crédito:

- A Pagar/Receber (R$): esta coluna exibe o valor a ser recebido ou pago do lançamento correspondente;

- Descrição: esta coluna exibe a identificação do lançamento;

- Categoria: nesta coluna é exibido a categoria (caso a tenha informado) do lançamento;

- Fornecedor/Cliente: nesta coluna será exibido o nome do fornecedor/cliente do lançamento (caso o tenha informado);

- Pagamento/Recebimento: caso o lançamento já tenha sido liquidado/recebido, será exibida a data de pagamento/recebimento;

- Pago/Recebido (R$): caso o lançamento já tenha sido liquidado/recebido, é exibido o valor pago/recebido;

Além destas colunas, o Financeiro oferece uma maneira rápida de confirmar os pagamentos/recebimentos ou realizar conciliações em poucos cliques. 

Para lançamentos que ainda não tenham sido recebidos/pagos, será exibido o botão Pagar/Receber. Após a seleção do mesmo, você deverá informar os dados do pagamento/recebimento e confirmar o pagamento/recebimento. Já para lançamentos que estão como recebidos/pagos, o botão de Conciliar é exibido. Ao selecionar o mesmo, você será redirecionado para a tela de Conciliação Bancária;

Caixas de verificação: estas permitem a múltipla seleção de lançamentos. Quando selecionados, na parte superior da tela será exibida a opção de Excluir selecionado(s): ao clicar sobre, o mesmo exibirá uma janela de diálogo para confirmar a exclusão (botão Ok).

Do lado esquerdo da tela serão exibidos os resultados totais dos lançamentos selecionados:

⚠️ Atenção!

Se o seu lançamento estiver exibindo os botões Conciliada ou Pagar/Receber, você não será direcionado a tela de Conciliação, pois não é possível conciliar o que já está conciliado ou conciliar lançamentos ainda não pagos/recebidos.

- Ícone Informações: permite uma visualização rápida das informações do lançamento sem a necessidade de acessar um a um.

Clique sobre o ícone para visualizar mais informações ou caso preferir, clique em Ver Conta a Pagar/Receber para acessar o lançamento completo:

💡 Dica

Para cadastrar seus lançamentos nos Painéis de Movimentos, acesso nosso artigo Criar um lançamento no Conta a Pagar e Receber.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos