Relatório de Receita Recorrente Mensal

O relatório de Receita Mensal Recorrente, trata-se de um indicador que reúne toda a receita frequente da empresa, ou seja, aquela que se repete mensalmente. 

Utilizando o relatório de Receita Recorrente Mensal, você conseguirá analisar seus dados e valores com maior estabilidade e previsibilidade de receita, reduzindo custos de capital de giro e de administração.

Um exemplo de como é realizado este calculo seria: se sua empresa comercializasse planos de assinatura de um sistema a R$ 99,00 mensais e vendesse este plano para 25 clientes, a receita recorrente seria calculada da seguinte forma: 

Número de clientes x Receita recorrente =  25 x 99,00 = R$ 2.475,00 (Receita Recorrente)

Os pagamentos pontuais (como consultorias) não entram no cálculo, pois não são recorrentes.

⚠️Atenção!

Os pagamentos pontuais (como consultorias) não entram no cálculo, pois não são recorrentes. Ou seja, é necessário que a Regra de Faturamento do seu contrato não possua uma data de finalização.

No Faturamento você não precisa realizar todos estes cálculos manualmente: conte com nosso relatório que apresenta este resultado automaticamente.

Para emitir este relatório, acesse o menu superior Relatórios e, após, selecione o submenu Receita Recorrente Mensal:

Em tela serão exibidas as seguintes opções de filtros:

  • Período (Mês/Ano): filtra os faturamentos que constam entre o intervalo de datas informado. Este campo é de preenchimento obrigatório.
  • Agrupador:

    - Por Organização: selecionando esta opção os cálculos serão apresentados separados por empresa cadastrada;

    - Por Cliente: nesta seleção será exibido um novo campo de seleção para os tipos de clientes (Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou Todos). 

    Escolhendo Pessoa Jurídica ou Física você poderá selecionar clientes específicos:

    - Por Serviço: selecionando esta opção você poderá escolher um ou mais serviços desejados na lista exibida.

    Para selecionar um ou mais serviços, pressione 'Ctrl' ('Command' no Mac) e clique para selecionar um por um. Para remover seleção, pressione 'Ctrl' ou 'Command' e clique novamente no serviço:

    Após selecionar e informar os filtros desejados, clique em Gerar Relatório:

Uma nova aba será apresentada em seu navegador, exibindo os resultados de seu relatório emitido.

Nesta tela será exibido um cabeçalho com o resumo dos filtros aplicados na etapa anterior, data e hora da geração do relatório e as opções de Imprimir e Exportar para Excel:

O relatório exibirá os resultados dos cálculos separados por mês, exibindo em colunas a Receita Recorrente corresponde ao faturamento recorrente acumulado. Entre parênteses é exibida a taxa de crescimento com relação ao mês anterior.

Lembrando que o relatório será apresentado conforme o Agrupador selecionado anteriormente, ou seja, a separação dos dados será exibida por uma das seguintes opções: Organização, Cliente ou Serviços. Verifique os exemplos abaixo:

- Agrupador Organização:

- Agrupador por Cliente:

- Agrupador por Serviço:

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos