Configurações Fiscais

No submenu Configurações e opção Fiscais você deverá informar os dados tributários de sua empresa, para que o Faturamento os utilize como base para realizar as emissões de NFS-e. 

Por isso, é de extrema importância que as informações sejam corretamente preenchidas e que estejam sempre atualizadas.

⚠️ Atenção!

Caso tenha selecionado a opção Não, você informa ao Faturamento que não emitirá NFS-es. Informamos que os submenus Certificado Digital e Identidade Visual estarão desabilitados e não mais visíveis para seleção, pois são informações adicionadas apenas para a emissão de NFS-e.

Para cadastrar e editar suas informações, acesse o menu Configurações, o submenu Configurações e opção Fiscais:

Nesta tela serão apresentados vários campos para preenchimento.

Primeiramente é preciso selecionar a resposta para a frase: Sua empresa pretende emitir notas fiscais?.

Se sua empresa não emitir NFS-e é necessário selecionar a opção Não, e assim os campos abaixo não serão exibidos para preenchimento. Caso realize a emissão de NFS-e pelo Faturamento, selecione a opção Sim e os campos para preenchimento serão exibidos, sendo eles os seguintes:

  • Inscrição Municipal: número de identificação fornecido pela prefeitura do município onde a empresa está localizada, sendo a permissão para funcionamento de seu negócio.

    Preencha este campo somente com números, sem pontuações;

  • Inscrição Estadual: número liberado pela SEFAZ (Secretária da Fazenda) sendo o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual, para empresas que emitem notas de produtos/NF-e.

    Não possuindo ou isento, este campo pode ser preenchido com a palavra ISENTO ou deixá-lo em branco;

  • Opção pelo Simples Nacional: selecionar as opções Sim ou Não conforme o regime tributário de sua empresa;
  • Incentivador Cultural: empresa contribuinte do ISSQN, que apoie a projetos culturais apreciados na forma da Lei, por meio de doação ou patrocínio.

    Confirmando se sua empresa é contribuinte ou não, selecione a opção correspondente de Sim ou Não;

  • E-mail na nota fiscal: preencha com o e-mail que será exibido na emissão da DANFS-e para contato e identificação;
  • Telefone na nota fiscal: telefone apresentado na NFS-e para contato;
  • Regime Especial de Tributação: é uma modalidade de tributação onde determinado setor ou até atividade empresarial possui uma forma diferenciada de aplicação tributária.

    Selecione a opção conforme sua modalidade especial ou Nenhuma, caso não possua.

Abaixo, temos os campos para preenchimento do quadrante Ambiente de Emissão:

  • Escolha qual ambiente de emissão deseja habilitar: selecionar sempre a opção Produção para a emissão de NFS-e;
  • Número do RPS inicial: número do Recibo Provisório de Serviços, informado no Portal da Prefeitura;
  • Série do RPS inicial: é o modelo indicado no Recibo Provisório de Serviços pelo Portal da Prefeitura onde realiza a emissão de NFS-e.

💡 Dica

Para lhe auxiliar a identificar e compreender algumas das palavras e campos exibidos neste artigo e menu, utilize o Glossário Fintera ✨

Após o preenchimento dos campos apresentados, clique no botão Atualizar para salvar as informações adicionadas ou atualizadas.

Caso você tenha cadastrado ou editado alguma informação incorretamente, basta selecionar a opção Cancelar para desfazer as alterações:

💡 Dica

Sugerimos a verificação e confirmação com o setor ou responsável contábil de sua empresa para preenchimento correto das informações dos campos mencionados acima.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos