Para que serve um DRE?

Quando uma empresa apresenta sua DRE corretamente, ela fornece diversas informações a todos os que possam se interessar nas finanças da companhia (conhecidos como stakeholders) assim como também fornece ao administrador da empresa uma dimensão de como está a evolução das vendas, mostra se houve um adequado controle de custos, evidencia o tamanho dos gastos da empresa com a parte administrativa, com a parte tributária, despesas financeiras, etc.

Já para os investidores, a DRE mostra aquilo que mais importa a qualquer detentor de uma ação ou participação na empresa, que é o Lucro. Através da DRE, o investidor consegue mensurar qual foi o valor gerado pela empresa e qual será sua parte neste resultado.

Para os bancos, o demonstrativo mostra o quão eficiente é a empresa e, pode-se calcular também a possibilidade dela em devolver o dinheiro tomado emprestado para girar suas atividades.

O cálculo que o banco faz é chamado de alavancagem: é a apuração do EBITDA em comparação a Dívida Líquida para saber por quantos anos a empresa precisa continuar operando para pagar suas obrigações.

⚠️ Importante!

Todas as contas de uma DRE devem ser apuradas pelo regime de competência, que é quando todas as contas são registradas no momento em que ocorrem e não na data de seu pagamento, segundo o princípio da oportunidade. 

Deve-se adotar este modelo uma vez que, caso fosse apurado somente as saídas de dinheiro da empresa, os pagamentos e recebimentos estariam descasados e não seria possível mensurar a situação econômica da empresa no momento correto.

Por exemplo: imagine que vendeu um produto à vista, porém só você precisa pagar o salário dos meus funcionários daqui a 30 dias. Nesse caso, se eu encerrasse minha DRE hoje, eu teria um lucro maior do que o real sem a contabilização das despesas incorridas, trazendo informações incoerentes a quem analisar o balanço patrimonial.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos