O que são Centros de Custos & Receitas?

Os  Centros de Custo & Receita oferecem, de uma maneira simples e prática, uma separação interna da empresa ao agrupar e classificar receitas e despesas, fornecendo uma visão mais detalhada de áreas do seu negócio independente de seu porte ou complexidade. 

Você pode subdividir sua empresa em unidades menores, independentes em suas finanças, permitindo uma maior precisão sobre ganhos e gastos de cada área, projeto ou filial. E, ainda, cadastrar inúmeros Centros de Custo e de Receitas na Fintera.

Esta classificação possibilita tomadas estratégicas de decisões ao gestor com confiabilidade dos dados obtidos, além de outras vantagens como:

  • Áreas possuem maior autonomia para avaliar seus resultados financeiros e compartilhar tais dados internamente;
  • Revisão de gastos e receitas gerados dentro de sua área, assumindo e distribuindo responsabilidades;
  • Visualização da relação entre as atividades executadas, distribuindo melhor os recursos entre as áreas da empresa e melhorando o processo produtivo;
  • Traçar metas realistas, com objetivos coerentes entre as necessidades da empresa e as limitações de cada área, visando alcançá-las com sucesso;
  • Efetuar cortes de despesas desnecessárias sem prejudicar as atividades do negócio ou deixar de fazer investimentos essenciais ao crescimento. 

Recomendamos que haja uma divisão em pelo menos três centros, como Administrativo, Vendas e Marketing, por exemplo.

Os benefícios do uso do Centros de Custo & Receitas são vários: sua utilização em filtros para obtenção de relatórios personalizados, bem como fornecer informações no DRE Gerencial especificando as áreas de mais foco.

✅  Vamos começar?

Para iniciar o uso do Centros de Custos & Receitas, leia o artigo Cadastrar Centros de Custos & Receitas.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos