Diferença entre data de emissão e data de competência

Para lhe auxiliar na identificação da diferença de ambas, explicaremos um pouco sobre cada uma:

  • Data de Competência refere-se ao dia em que o serviço foi prestado, o dia onde a receita ou a despesa ocorreu, não importando a sua data de pagamento ou recebimento; 
  • Data de Emissão corresponde ao exato momento em que a NF-e foi emitida. Portanto, essa informação não pode ser alterada.

A maioria das prefeituras trabalha com a data de competência e a data de emissão. Por isso, é importante observar que é possível enviar uma nota fiscal à prefeitura agora, mas com uma data de competência anterior (do mês passado), por exemplo.

Quando as prefeituras não trabalham com a data de competência, somente a data de emissão é considerada. Em alguns casos, os órgãos municipais permitem a utilização de data de competência em até 10 dias de diferença com o data atual, ou seja, apenas no próprio mês.

A preocupação com a data de competência é comum para quem emite a NFS-e de forma automática, ou seja, tem um volume significativo de notas e integrada com os sistemas municipais.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos