Gerar Relatório no Contas a Pagar e Receber

O Relatório de Contas a Pagar e de Contas a Receber auxilia no seu controle financeiro apresentando todos os lançamentos conforme a situação e posição dos seus pagamentos/recebimentos: o que já foi pago/recebido, o que falta pagar/receber, entre outros.

Este é um relatório enriquecido de detalhes e possibilita uma relação minuciosa de lançamentos.

Para gerar seu relatório, acesse o menu Movimentações e clique sobre uma das opções: Contas a Pagar ou Contas a Receber

Em seguida, clique na opção Relatório, localizada na barra de opções superior:

Em tela, serão exibidas várias opções de filtros para compor um relatório com resultados mais precisos, sendo eles:

  • Agrupar por: neste filtro você escolhe como deseja ordenar as informações exibidas no relatório. Conheça abaixo as opções disponíveis:

- Categoria: quando selecionada, se no campo Tipo de Relatório estiver selecionado como Sintético, no campo Opções será exibida a opção Mês a mês, anual.

Já se o campo Tipo de Relatório estiver selecionada como Analítico, no campo Opções será exibida a opção Mostrar impostos?;


- Data de Vencimento: quando selecionada não exibe opções do campo Opções;

Fornecedor/Cliente: quando selecionada, se no campo Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções será exibida a opção Mês a mês, anual.

Se o campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções será exibida a opção Mostrar impostos?;


- Centro de Custo/Receita: quando selecionada, se no campo Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções será exibida a opção Mês a mês, anual.

Se o campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções será exibida a opção Mostrar impostos?;


- Pagar/Receber Via: quando selecionada, se no campo Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções será exibida a opção Mês a mês, anual.

Se o campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções será exibida a opção Mostrar impostos?;


- Data de Pagamento/Recebimento: quando selecionada não exibe opções do campo Opções;


- Data do Documento: quando selecionada, se no campo Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções nada será exibido.

Se o campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções será exibida a opção Mostrar impostos?;


- Mês de Competência: quando selecionada, se no campo Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções nada será exibido.

Se o campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções será exibida a opção Mostrar impostos?;

  • Tipo de Relatório: você pode gerar relatórios em dois formatos: 

    Sintético: apresenta informações resumidas pelo agrupador escolhido anteriormente, com ou sem gráfico;

    Analítico: exibe cada registro detalhadamente.

💡Dica

Acesse o artigo Como gerar um relatório de rateios de centro de custo e receita? e conheça mais sobre o rateio!

- Vencimento: você poderá informar como estão os lançamentos a qual deseja em seu relatório (Vencidas, A Pagar/Receber ou Pagas/Recebidas);

- Tipo: possibilita que selecione o tipo de lançamento que deseja que seja exibido no relatório (Normais, Recorrentes ou Parceladas);

- Recibos: você poderá selecionar se os lançamentos em seu relatório devem possuir ou não recibos (Com recibos ou Sem recibos);

- Imposto de Renda: possibilita que selecione o tipo de lançamento que deseja que seja exibido no relatório (Relevante para o IR ou Não relevante para o IR);

- Conciliação: você poderá selecionar se os lançamentos em seu relatório estão Conciliadas ou Não Conciliadas;

- Anexos: possibilita selecionar o tipo de lançamento que deseja que seja exibido no relatório (Com anexos ou Sem anexos);

- Cartão de Crédito: você poderá selecionar se os lançamentos em seu relatório são Com faturas ou Sem faturas;

- Vencimento: você poderá informar a data de quando (de/até) são os lançamentos que deseja em seu relatório;

- Data de Pagamento/Recebimento: você filtrará seus lançamentos pelas datas de quando (de/até) foram pagos/recebidas;

- Mês de Competência: estes campos podem ser informados com o mês e ano de quando (de/até) foram as competências de seus lançamentos;

- Data do Documento: você poderá informar a data de quando (de/até) são os documentos dos lançamentos;

- Valor a Pagar/Receber: você filtrará quanto (de/até) são os valores (R$) dos lançamentos;

- Valor Pago/Recebido: estes campos de quanto (de/até) são os valores (R$) pago/recebido em seus lançamentos;

- Total de Impostos: você poderá informar quanto (de/até) são os valores (R$) dos impostos dos lançamentos;

- Valor Nominal: você poderá informar quanto (de/até) de valores nominais (R$) seus lançamentos possuem;

- Pagar/Receber Via: este exibirá suas contas bancárias, sendo possível selecionar uma delas caso a tenha informado anteriormente no lançamento que deseja em seu relatório;

- Descrição: você pode informar uma parte ou toda a descrição dos lançamentos que deseja em seu relatório;

- Fornecedor/Cliente: você pode pesquisar por um fornecedor/cliente específico cadastrado no lançamento.

Caso não possua um fornecedor/cliente preenchido no lançamento, selecione a caixa de verificação Sem fornecedor/cliente;

- Categoria: neste filtro você consegue pesquisar por uma categoria específica cadastrada. Caso não tenha uma categoria preenchida, selecione a caixa de verificação Sem Categoria.

Pode-se também incluir na busca as subcategorias selecionando a caixa de verificação Incluir Subcategorias;

- Centro de Custo/Receita: você consegue filtrar por um centro de custo/receita específico.

Caso deseje pesquisar apenas lançamentos sem centro de custo/receita preenchido, selecione a caixa de verificação Sem centro de custo/receita;

- Nº de documento: você pode informar uma parte ou todo o número do documento dos lançamentos que deseja em seu relatório;

- Observação: você poderá informar uma parte ou tudo que está no campo observação dos lançamentos que deseja em seu relatório;

Ao finalizar de preencher os filtros a qual deseja utilizar em seu relatório, no final da tela clique em Gerar Relatório

Você poderá incluir um gráfico no resultado de seu relatório, para isso selecione Incluir Gráfico? ao lado:

⚠️  Atenção!

Ao selecionar o Tipo de Relatório como Analítico, a opção Incluir Gráficos? localizada ao lado do botão Gerar Relatório ficará indisponível.

Seu relatório será exibido em uma nova aba de seu navegador, nesta tela você poderá imprimir e/ou exportar o relatório para uma planilha caso preferir:

Os Centros de Custo ficarão categorizados em linhas, com seus respectivos valores:

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos