Informar impostos no Contas a Pagar e Receber

No Financeiro você possui a opção de informar impostos em seu Contas a Pagar ou Receber de maneira ágil e fácil.

Para isso, acesse o menu Movimentações e clique sobre uma das opções a seguir: Contas a Pagar ou Contas a Receber.

Após, você pode criar um lançamento ou selecionar e editar um lançamento já existente e que ainda não esteja com o status de Pago ou Recebido:

Na tela do lançamento (seja para edição ou criando um novo lançamento) será exibido um campo de seleção chamado Existem Impostos?.

Caso este estiver selecionado como Não, você estará informando que não existem impostos no lançamento, portanto, campos referentes a esta ação não serão exibidos.

Para adicionar os impostos, selecione a opção Sim para que todos os campos correspondentes sejam exibidos para preenchimento, sendo eles:

  • Valor Nominal: é a soma dos campos Valor a Pagar/Receber com o campo Valor de Imposto caso esteja marcado como Retido na Fonte?;
  • Total de Impostos: este campo será automaticamente calculado à medida que forem sendo adicionados valores de impostos nos campos de Valor de Imposto abaixo;
  • Imposto: campo obrigatório para preenchimento caso o campo Existem Impostos? estiver selecionado como Sim. O Financeiro possui uma lista de principais impostos seleção e também a opção Outros:

    - COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;

    - CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

    - ICMS: Imposto sobre a Circulação de Produtos e Serviços;

    - INSS: Instituto Nacional do Seguro Social;

    - IOF: Imposto sobre Operações Financeiras;

    - IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;

    - IRPJ: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;

    - IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte;

    - ISS: Imposto Sobre Serviços;

    - PIS: Programa de Integração Social;

  • Retido na Fonte?: quando selecionado, realizará duas ações: somará o valor do imposto no campo Total de Impostos e também deduzirá o valor do imposto no campo Valor a Pagar/Receber;
  • Valor de Imposto: campo obrigatório para preenchimento caso o campo Existem Impostos? estiver selecionado com Sim. Após selecionar o tipo de imposto no campo anterior Imposto, neste campo deve-se preencher o valor correspondente. Para adicionar novas linhas de impostos, basta clicar nos ícones de + ou de - ao lado de cada linha;

Após preencher as informações de seus impostos, salva as alterações ou continue com o preenchimento dos demais campos e processo de cadastro do lançamento, caso seja um novo lançamento.

Saiba mais detalhes acessando o artigo Criar um lançamento no Conta a Pagar e Receber.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos