Conciliar lançamentos a partir da tela de Conciliação
Além de realizar a conciliação de seus lançamentos diretamente nos mesmos, seja em seu Contas a Pagar/Receber ou contas financeiras, você também pode realizar a conciliação no menu Conciliação.
Antes de realizar a conciliação é necessário confirmar se seus lançamentos estão como Pagos/Recebidos e se seu extrato bancário ou movimentações financeiras foram importadas ou cadastradas.
💡 Dica
Verifique sobre a importação de seu extrato bancário em nosso artigo Importar o extrato bancário do Internet Banking.
Após verificar os lançamentos e importar suas movimentações, acesse o menu Conciliação:
Em tela você visualizará de forma simples e objetiva seus lançamentos para conciliação. Eles estarão divididos em duas colunas, a primeira, na lateral esquerda, apresentará seus lançamentos do Contas a Pagar e Receber; a segunda exibirá seus lançamentos de suas contas financeiras.
Para identificar os lançamentos que deseja realizar a conciliação você pode utilizar os filtros em tela:
- Pesquisa: este campo é exibido no início das duas colunas, nele você utilizar dados sobre o lançamento (valor, nome, data etc) para realizar uma busca pelo lançamento correspondente.
- Pesquisa avançada: clicando nesta ação, você poderá realizar a busca por seus lançamentos de maneira mais completa, filtrando seus dados por:
- Tipo de conta: Pagar, Receber ou Todos;
- Vencimento: Vencida, A pagar/receber, Pagas e recebidas;
- Tipo: Normal, Parcelada, Recorrente;
- Recibo: se possui ou não recibo;
- Imposto de renda: se é relevante ou não ao imposto;
- Conciliada: se já foi conciliada ou não;
- Anexos: se possui ou não anexos;
- Cartão de crédito: com ou sem fatura;
- Valor a Pagar/Receber: caso não tenha sido pago/recebido, você pode informar de/até quanto procura de valor (R$);
- Valor Pago/Recebido: tendo confirmado o recebimento/pagamento, você pode informar de/até quanto procura de valor (R$);
- Descrição: uma parte ou toda a descrição do lançamento;
- Vencimento: você pode informar um intervalo de datas de vencimentos;
- Data de Recebimento/Pagamento: neste você poderá informar um intervalo de datas de quando recebeu/pagou o lançamento;
- Contas: neste você poderá selecionar a conta financeira correspondente ao seu recebimento/pagamento;
Ao identificar os lançamentos que deseja conciliar, selecione-os clicando sobre. Você pode escolher uma ou mais contas para conciliar com um lançamento de sua conta, ou várias movimentações com um único lançamento do contas a pagar/receber.
Selecionando os lançamentos, será exibido na lateral direita um resumo das contas selecionadas, neste você poderá observar se os valores estão corretos para a confirmação da conciliação.
Observando que estão corretos os valores e lançamentos selecionados, clique no botão Conciliar:
Pronto! Você realizou sua conciliação.
💡 Dica
Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!
Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊