Cadastrar, excluir e clonar lançamentos no Cartão de Crédito
Após cadastrar o seu cartão de crédito, você poderá realizar as ações de: criar, excluir e clonar lançamentos em seu cartão (compras e pagamentos) efetuados.
Para realizá-las acesse o menu superior Contas, clique no submenu Cartões de Crédito e selecione o cartão desejado:
Para criar movimentações, em tela, clique em Novo Lançamento que você será direcionado a tela de cadastro da transação:
Sendo necessário o preenchimento dos seguintes dados:
- Selecionar se é uma transação Normal ou Parcelada: caso selecione Parcelada será exibido o campo Parcelas, neste campo você informará a quantidade de parcelas da transação;
- Despesa ou Receita: informe se o lançamento é um débito (-) ou crédito (+);
- Quantia (R$): informar o valor da transação. Em caso de lançamento parcelado basta informar o valor da parcela, pois o Financeiro realizará automaticamente a soma necessária do valor total, informando-o abaixo do campo;
- Descrição: descreva brevemente seu lançamento;
- Data: quando ocorreu o lançamento;
- Categoria: é utilizado para agrupar os pagamentos em vários relatórios, como no Relatório Dinâmico (saiba mais nos artigos Relatório Dinâmico: DRE e em Cadastrar as Categorias e Subcategorias);
- Nº Documento: insira o número do lançamento bancário, caso houver;
- Fornecedor: você pode informar o nome do fornecedor do produto ou serviço deste lançamento;
- Centro de Custo: são os setores/departamentos da empresa, caso existam. São utilizados para indicar quanto cada setor/departamento da empresa gastou, e você pode informá-lo para melhor identificar os pagamentos em sua empresa.
É um campo utilizado para agrupar e filtrar resultados em diversos relatórios (saiba mais em Cadastrar Centro de Custos e Receitas);
- Mês de Competência: é o mês onde a receita ou despesa ocorreu, não importando sua data de pagamento ou recebimento;
- Observação: campo livre para descrever da melhor forma o que está relacionado ao lançamento, de qualquer espécie.
- Classificadores Personalizados: caso os tenha cadastrado (saiba mais no artigo Cadastrar e editar Classificadores Personalizados), você poderá selecionar aqueles que deseja em sua transação;
Ao finalizar o preenchimento, clique em Salvar ao lado direito da tela para salvar seu registro:
A ação de exclusão de um lançamento do cartão de crédito é possível de duas maneiras:
- Na tela do cartão de crédito correspondente, localize e clique sobre o lançamento que deseja excluir.
Em seguida, no detalhe do lançamento ao lado direito da tela, clicar no botão Excluir. Uma caixa de confirmação será exibida, clique no botão Ok para excluir o lançamento:
- Na tela do cartão de crédito correspondente, selecione a(s) caixa(s) de seleção do(s) lançamento(s) que deseja excluir e clique no botão Excluir Selecionados.
Uma janela de confirmação será exibida na área superior da tela, clique no botão Ok para excluir o lançamento:
Para clonar um lançamento de um cartão de crédito, poupando tempo na criação de um lançamento idêntico, localize-o e clique sobre o lançamento que deseja clonar.
Ao lado direito da sua tela, clique na opção Clonar (esta opção só estará disponível em tela para lançamentos já salvos anteriormente).
Em sua tela será exibida, na área superior, a frase "A transação ainda não foi salva. Edite-a, caso necessário, e clique em Salvar".
Ela indica que na tela atual já está exibido o seu novo registro clonado, com os dados de preenchimento do lançamento anterior para alteração caso necessário.
Após alterar os campos desejados, não esqueça de clicar em Salvar para que o novo lançamento do cartão de crédito clonado seja salvo:
💡 Dica
Você também pode criar vários novos lançamentos de uma só vez em seu cartão de crédito importando uma planilha modelo.
Saiba mais sobre acessando o artigo Criar vários lançamentos no cartão de uma vez só.
💡 Dica
Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!
Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊