Conhecendo os menus superiores do Faturamento

Os menus superiores do Faturamento foram pensados para organizar as informações de sua conta e empresa de maneira prática e simples, facilitando as atividades do dia a dia. 

A primeira tela apresentada é o Painel de Faturamentos, localizado na parte superior da tela. Nesta tela observamos várias informações referentes aos clientes e seus faturamentos vinculados ao seu contrato, iniciando com uma data ao lado esquerdo que exibe o mês e ano atual. 

A apresentação da data será sempre mensal, e você pode verificar outros meses selecionando os atalhos ao lado direito. Esses atalhos são identificados com duas setas, sendo possível verificar o Mês Anterior e o Próximo Mês ao mês atual. 

Outro atalho para a mudança de mês é exibido no ícone de Calendário, ao escolher o mês e ano desejados. Finalizada a busca, você pode retornar ao mês atual clicando em Mês atual:

Logo abaixo estão listados os faturamentos referentes ao mês anteriormente selecionado. Este painel é dividido em três abas nas cores amarela, azul e cinza (nesta ordem), sempre apresentando a quantidade de faturamentos antes do nome da aba e o total (em R$):

  • A faturar: nesta aba serão exibidos todos os faturamentos ainda não realizados.
  • Faturado(s): neste serão exibidos os faturamentos que foram faturados;
  • Cancelado(s): esta aba mostrará os faturamentos cancelados. 

💡 Dica

Para conhecer mais funcionalidades e ações do Painel de Faturamentos, acesse o artigo Menu Painel de Faturamentos.

No mesmo menu você poderá acessar o Painel de Recebimentos, este apresenta todos os recebimentos cadastrados de seus contratos, separando-os mensalmente.

Tal qual o painel anterior (de Faturamentos), ele exibirá os atalhos para mudança de mês e ano. Seus registros estão divididos em três abas nas cores azul, verde e vermelho (nesta ordem) e sempre apresentando a quantidade de faturamentos antes do nome da aba e o total (em R$):

  • A receber: nesta aba serão exibidos todos os faturamentos que não foram recebidos;
  • Recebido(s): nesta aba serão apresentados os faturamentos de clientes que efetuaram o pagamento;
  • Inadimplente(s): esta aba exibirá os faturamentos de clientes que não efetuaram pagamento, ultrapassando a data de vencimento programada.

💡 Dica

Para conhecer mais funcionalidades e ações no  Painel de Recebimentos, acesse o artigo Menu Painel de Recebimentos.

O menu superior seguinte é denominado Notas Fiscais e este exibe todas as NFS-e emitidas no módulo Faturamento, apresentando as seguintes informações:

  • Número da NFS-e: número que identifica a nota fiscal;
  • Data de emissão: quando a nota fiscal foi emitida;
  • Cliente: qual de seus clientes é tomador do serviço realizado e registrado na nota fiscal;
  • Valor: o valor bruto da nota fiscal;
  • Status: qual o status da nota fiscal (Emitida, Cancelada, Cancelando ou com Erro no cancelamento).

💡 Dica

Para conhecer mais funcionalidades e ações no menu Notas Fiscais, acesse o artigo Menu Notas Fiscais.

⚠️ Atenção!

Neste menu não são apresentadas as NFS-es com erro na emissão.

Para identificar estas notas fiscais, verifique o Painel de Faturamentos (saiba mais em nosso artigo Visualizando a NFS-e pelo faturamento).

O próximo menu superior chama-se Contratos e exibe todos os contratos que você possui junto aos seus clientes. Em tela serão apresentadas algumas informações como:

  • Nome: nome do contrato;
  • Cliente: qual o tomador do contrato deste serviço;
  • Fornecedor: sua entidade/empresa;
  • Vigência: o período que este contrato será válido;
  • Ações: atalho de ações possíveis em tela (Exibir e Excluir).

Outros acessos e ações são possíveis nesta mesma tela, logo abaixo do botão + Novo Contrato de Venda, que são:

- Ver Contratos Encerrados;

- Importar Contratos via Excel;

- Importar Regras de Faturamento via Excel;

- Importar Faturamentos via Excel;

- Exportar Regras de Faturamento para Excel.

💡 Dica

Para mais informações sobre como utilizá-los, processos e funcionalidades no menu Contratos, acesse o artigo Menu Contratos.

O menu superior seguinte denomina-se Relatórios e possui submenus que apresentam as possibilidades de emissões de diversos relatórios importantes para o controle dos seus faturamentos.

Conheça os relatórios disponíveis:

- Contratos

- Faturamentos (Todos ou Por serviço);

- Recebimentos (Todos ou Por serviço);

- Receita Recorrente Mensal;

- Taxa de Rotatividade;

- Clientes;

- Ticket médio.

💡 Dica

Para mais informações sobre como utilizá-los, processos e funcionalidades no menu Contratos, acesse o artigo Menu Contratos.

O último menu superior chama-se Cadastros, este exibirá vários submenus para cadastros de informações internas de sua empresa. Como, por exemplo: 

Empresa: cadastro de clientes que são pessoas jurídicas;

- Pessoa: cadastro de clientes que são pessoas físicas; 

- Serviço: criação de modelos de precificação de seus serviços prestados;

- Réguas de Cobrança: trilhas de notificação que seus clientes podem receber;

- Modelos: este exibirá outros submenus (Faturamento, Nota Fiscal, Cobrança, Notificação) onde você poderá criar modelos que facilitarão a criação de seus contratos e faturamentos posteriormente.

💡 Dica

Para mais informações sobre como utilizá-los, processos e funcionalidades no menu Contratos, acesse o artigo Menu Contratos.

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